Coordenador : Claudia Emília Teixeira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389270.2199.125488.23022023
Departamento/Setor: MTA
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : População em geral como donas de casa, manipuladores de alimentos que atuam em cozinhas de restaurantes, churrascarias, pizzarias, bares, lanchonetes e indústrias do setor regulado da cidade de Niterói, Rio Janeiro e demais regiões da área metropolitana. Também aqueles que atuam na produção da merenda escolar nas unidades de educação pública municipal e estadual; em cantinas, traillers, cozinhas e refeitórios existentes nos diversos campi da Universidade Federal Fluminense, profissionais e acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia e afins, além do público infantil nas escolas públicas.
Local de atuação: A ação será conduzida presencialmente na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Endereço: Av. Almirante Ary Parreiras, 503 - Vital Brazil - Niterói – RJ; CEP: 24220-000 e também mediada por tecnologia. Outros locais onde houver demanda na região Metropolitana do Rio de Janeiro poderão ser incluídos como local de ação, como por exemplo escolas públicas.
Objetivo
Objetivo Geral: Contribuir no processo de educação sanitária da população através da produção e divulgação de materiais educacionais, cursos, palestras e oficinas sobre higiene e segurança na manipulação de alimentos tanto no ambiente doméstico quanto comercial e industrial. Objetivos Específicos: - Manter atualizadas as apresentações para uso em cursos que abordam os conceitos gerais sobre microbiologia e conservação de alimentos, manipulação higiênica de alimentos, higiene pessoal e biossegurança, doenças transmitidas pela água e alimentos, aspectos gerais da legislação sanitária emanada pelos órgãos de Vigilância Sanitária e responsabilidade civil e cidadania. - Manter atualizada a homepage e redes sociais (Instagram) com disponibilização de materiais textuais e audiovisuais, métodos e práticas comuns na higiene e segurança dos alimentos, publicações científicas relacionadas com a higiene geral e as doenças de transmissão hídrica e alimentar e vídeos relacionados com a higiene e segurança dos alimentos. - Elaborar 12 boletins online com notícias relacionadas à temática da Segurança de Alimentos reunidas a princípio em um documento no Microsoft Word® de formatação específica e, posteriormente convertido para PDF disponibilizado no site (http://www.alimentos.uff.br/) e Instagram (www.instagram.com/alimentosuff) do projeto para consulta aberta ao público. - Atualizar e tornar mais interativo o modelo de cartilha ou Manual do manipulador de alimentos com informações textuais e visuais acerca da higiene geral na manipulação de alimentos - Desenvolver metodologia de avaliação pré e pós-treinamento. - Manter o treinamento e aperfeiçoamento de acadêmicos para atuação como apresentadores nos cursos e a divulgação do projeto de modo a despertar para o benefício do mesmo para a saúde pública em geral. - Desenvolver oficinas e disponibilizar às escolas de ensino infantil do município de Niterói. - Buscar estratégias de estender a ação para outros municípios.
Resumo
Anualmente 2,2 milhões de pessoas morrem no mundo devido às doenças diarreicas, e na maioria dos casos, são incriminados os alimentos ou água contaminados. No Brasil, os dados revelam que a maioria dos casos de intoxicação alimentar ocorre nas residências, local onde os serviços de vigilância sanitária encontram dificuldades para educar. O projeto Extensão Universitária em Segurança de Alimentos vem desde 2009 atuando como um instrumento de apoio a esses órgãos oferecendo oportunidades de educação sanitária para este público específico que atua nos domicílios e atendendo também o público em geral onde se incluem colaboradores do comercio varejista e indústria de alimentos através de cursos e palestras, publicações de materiais educativos como boletins online, cartilhas e folders. Os cursos presenciais ou mediados por tecnologia são ministrados por acadêmicos bolsistas treinados para desenvolver nos públicos-alvos as noções de higiene na manipulação dos alimentos. A ação inclui também a realização de oficinas em escolas públicas como Minha amiga geladeira para despertar no publico mais jovem as noções sobre o armazenamento correto e seguro de alimentos e dispõe de um site e redes sociais com materiais educativos relacionados com os temas de higiene, qualidade, segurança dos alimentos e legislação sanitária e mantém a publicação mensal de um boletim online com noticias atualizadas que envolvem a área de alimentos. O objetivo é colaborar no processo de produção de alimentos seguros contribuindo para a saúde pública de forma geral e indiscriminada, e despertando para uma consciência mais profissional e cidadã.